Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Esta seção informa aos nossos visitantes, quem são os dez primeiros do ranking pernambucano de xadrez em 2011. Na descrição de cada um deles, este autor teve a ousadia de fazer alguns comentários.


 
Vinicius Martins Tiné: Atualmente o primeiro do ranking pernambucano com 2.293 de rating fide. Jogador que tem um estilo de jogo mais posicional do que tático, me faz lembra o estilo petrosian de jogar (o Tigran de aço), pouco se arrisca, em conseqüência, perde poucas partidas, porém quem joga dessa maneira, geralmente, ganha poucos torneios. Particularmente contra minha pessoa ele tem se dado muito bem, meu escore contra essa fera é nada menos que 8 a 0 para ele é claro.
  
 
Yago de Moura Santiago: Atualmente o segundo do ranking pernambucano com 2.235 de rating fide. Jogador que tem um estilo mais para tático do que posicional, me faz lembrar o Bores Spassky, por ter um jogo franco e aberto, se arrisca um pouco mais que o Vinicius Tiné, jogadores com este estilo, está mais apto a vencer torneios, porém tem mais tendência a perder para jogadores mediano. Particularmente contra minha pessoa, o escore é um pouco equilibrado 4,5 a 3,5 para ele é claro!.


Marcos Antômio H. Asfora: Atualmente o terceiro do ranking pernambucano com 2.227 de rating fide. Jogador que tem um estilo mais para posicional do que tático, me faz lembrar o Vasily Smyslov, pela simplicidade e experiência em jogar bem os finais, jogadores como ele têm a seu favor a confiança!
   
 
Roberto Calheiros de Miranda Júnior: Atualmente o quarto do ranking pernambucano com 2.225 de rating fide. Jogador que tem um estilo mais para posicional do que tático, me faz lembrar o Botivinik, pela sua capacidade de trabalho e perseverança, jogadores como ele tem que se ter bastante atenção até só os reis ficarem no tabuleiro.
  
 
Alberto Manoel Colares: Atualmente o quinto do ranking pernambucano com 2.209 de rating fide. Jogador que tem um estilo mais para posicional do que tático, me faz lembrar o steinitz, com um jogo fácil de compreender, porém é um adversário difícil de ser vencido, visto que conhece bem as aberturas que utiliza, jogadores como ele, geralmente conseguem ficar bem colocados nos torneios, pois arriscam  pouco.

 
Marcelo Wanderley Bouwman (na foto de camisa listrada): Atualmente ele é o sexto do ranking pernambucano com 2.208 de rating fide, mas já foi por um longo tempo o primeiríssimo. Jogador que tem um estilo mais para posicional do que tático também, porém se arrisca de vez em quando, me faz lembrar o Anand, com um jogo bem planejado e sólido. Na melhor fase de sua carreira chegou a ser um dos melhores jogadores de xadrez do Brasil (em minha opinião), porém por motivos que não se conhecem, deixou de participar ativamente dos torneios.
  
José Roberto de Araújo: Atualmente ele é o sétimo do ranking pernambucano com 2.201 de rating fide. Ele tem um estilo mais para tático do que posicional, apesar de não aparentar, é um jogador muito perigoso. Tem uma maneira de jogar bem diversificada, o que confunde o oponente, levando o a posições pouco claras. Infelizmente também joga poucos torneios.


(Desculpem, mas ficarei devendo a foto)
Henrique Jose Morais de Araújo: Atualmente ele é o oitavo do ranking pernambucano com 2.201 de rating fide. Seu estilo de jogo mais posicional do que tático, infelizmente também joga poucos torneios, sendo assim, fica difícil fazer uma avaliação mais precisa.

 

José Armando Sales Vasconcelos: Atualmente ele é o nono do ranking pernambucano com 2.183 de rating fide. Ele tem um estilo posicional. É um jogador que pouco participa de torneios, acredito que poucas pessoas sabiam que ele estava entre os dez do Estado.










Benone Lopes de Almeida Júnior: Atualmente ele é o décimo do ranking pernambucano com 2.176 de rating fide. Seu estilo de jogo é equilibrado entre tático e posicional. No ano de 2006 chegou a disputar o título com o MF Vinícius Tiné, em um dos campeonatos pernambucanos mais disputados de todos os tempo (disputado em sistema de matchs eliminatórios), porém não logrou êxito. O Benone me faz lembrar o Peter Svidler, mas só na aparência é claro.

Um comentário:

  1. Jovelino esta de parabens,fazendo uma analise fria e fiel da realidade dos melhores jogadores de pernambuco,concordo com ele em genero numero e grau,Benone parece com svidller so na aparencia foi genial!!Excelente!!!!!!!

    ResponderExcluir