Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COLUNA - DICAS DO JOVELINO

Dica número 3: Jogar partidas anotadas!

Continuando nosso passeio pelas 7 grandes sabotagens no treinamento do xadrez, quero falar um pouco sobre a preguiça. Este tema será abordado mais adiante com mais detalhes, mas cabe muito bem aqui: acredito que simplesmente, por preguiça, as pessoas não anotem suas partidas amistosas, e só anotam as de torneios porque é obrigatório.
Anotar é muito chato, você pode estar pensando. Apesar de esta ser uma afirmação puramente pessoal, eu concordo: realmente é. Mas perceba que “chato” é sempre aquela coisa que a gente não está acostumado a fazer!
           Outro argumento de quem não anota: como eu vou anotar jogando ping (xadrez relâmpago)? Eu respondo a este argumento com outra pergunta: como evoluir no xadrez jogando ping? É isso mesmo! Jogar ping é outra grande sabotagem com o nosso treinamento (quando não utilizado da maneira correta, é claro!), mas falarei disso depois.
           Anotar partidas é muito importante por vários motivos: 1) Você terá uma database de todas as partidas que jogar. 2) Você pode visualizar depois, quando a raiva passar, os motivos da sua derrota. 3) No futuro, tornando-se mais experiente, você vai perceber qual o seu estilo de jogo, ou seja, aqueles tipos de partida que você mais gosta de jogar (se no ataque ou na defesa, por exemplo). 4) Você vai poder se gabar daquelas vitórias realmente brilhantes, que se ainda não aconteceram certamente acontecerão!
A DICA DE HOJE É: ANOTEM SUAS PARTIDAS!!!

Até a próxima dica pessoal!

Um comentário:

  1. Com certeza que o Jovelino esta certo,acho que jogar ping de maneira equilibrada e principalmente anotar todas as sua partidas é fundamental para quem deseja evoluir no xadrez.

    ResponderExcluir