Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2011

COLUNA - DICAS DO JOVELINO

Boa tarde pessoal!

Eu estou longe de ser uma referência no xadrez brasileiro, mas tentarei passar algumas dicas que aprendi e ficarei feliz, se elas lhes ajudarem de alguma forma em suas partidas, porém as passarei em doses homeopáticas (uma dica a cada dois dias).

Lavai a primeira!!

Porém antes, gostaria de dizer o seguinte: Eu aprendi a mover as peças aos 14 anos de idade, e passei alguns anos jogando apenas para me divertir (2 anos). Quando completei 16 anos, comecei a estudar de maneira mais séria, porém cometi todas as 7 sabotagens do estudo e do treinamento por pura falta de orientação. Por vários anos meu rating permaneceu por volta de 1900, justamente porque eu estava me sabotando; eu não conseguia entender como. Mesmo estudando e jogando regularmente, eu ainda continuava fazendo capivaradas sérias no tabuleiro.
Ao analisar meus métodos de treino, consegui perceber que estava cometendo os piores crimes do treinamento enxadrístico, os quais, quando não nos fazem estacionar, nos empurram para mais longe de uma evolução regular.

Bem, vamos ao que interessa!

1ª DICA: NÃO ESTUDE APERTURAS DE MANEIRA ERRADA!

Certamente essa é a principal coisa que as pessoas fazem para continuar jogando de maneira medíocre. Atualmente, não estudo aperturas de forma demasiada, porém estudo bastante tática, estratégia e finais. Estudar aberturas demanda um tempo considerável. Agora imagine desprender grande parte do seu tempo e de suas energias em algo completamente inútil! Desesperador, não é?

É claro que estou dizendo que estudar aberturas é perda de tempo apenas se você for um principiante. Caso você já domine bem a tática, a estratégia e os finais, é altamente recomendável que você dedique bastante tempo no estudo dessa fase do jogo (abertura), pois com toda essa bagagem teórica e prática você vai memorizar os lances de abertura entendendo claramente a função de cada um deles, e isso é o que realmente importa.

Conclusão: estude primeiro estratégia, tática e finais; e só depois, as aberturas!!!
Atenção: essa dica é só para os principiantes!

Até a próxima dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário