Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

CONHECENDO OS CAMPEÕES PERNAMBUCANOS DE XADREZ DO PASSADO


Roberto Calheiros de Miranda Júnior
Nascido em 27 de novembro de 1979), enxadrista detentor dos títulos de Campeão Pernambucano Absoluto e Campeão da Semi-final do Brasileiro Absoluto de Xadrez, obtidos em 2004 e 2007, respectivamente. Foi por três vezes finalista do Campeonato Nacional, em 2004, 2005 e 2007. Ocupa atualmente a posição número 4 no ranking pernambucano de xadrez com o rating de 2.225 pontos.
Calheiros aprendeu a jogar xadrez aos dezesseis anos de idade, relativamente tarde, ao assistir as partidas realizadas na Livraria Sete de Setembro, em Recife. Entretanto, veio a dedicar-se seriamente ao xadrez e, no ano de 1996, sagrou-se campeão pernambucano juvenil de xadrez em torneio realizado no colégio Real da Torre. Os Grandes Mestres que mais o influenciaram em sua carreira e estilo de jogo foram Capablanca, Tal, Robert Fischer, Morphy e Kasparov. As obras-primas da literatura enxadrística que considera como determinantes em sua carreira são Ajedrez de Torneo, de Bronstein, Tratado General de Ajedrez, de Roberto Grau, e Meus Grandes Predecessores, de Garry Kasparov.
Foi vice-presidente da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX) de 2003 a 2007, criador do site da FPEX, e realizador de grandes eventos na história do xadrez brasileiro, como o Aberto do Shopping Guararapes (2003), semi-final do Brasileiro Absoluto (2004) em Água Preta (PE) e Abertos de Xadrez da Chesf I e II, com mais de vinte e cinco mil reais em prêmios. Foi professor de xadrez do Colégio Santa Maria, em Recife.
Calheiros possui formação plena em Administração pela Faculdade Européia de Administração de Marketing.

Revista sobre xadrez

Calheiros é o autor da Revista Xadrez! Edições 1ª a 18ª e Xadrez Escolar Módulos I e II, 2007, e da Coleção de Xadrez Escolar de 1ª a 8ª Série - 2008, 812 páginas, totalizando dez livros publicados sobre a temática do xadrez. É editor-chefe e sócio-gerente da Loja Virtual Revista Xadrez!

“O xadrez foi meu guia na vida, através dele fiz amigos, conheci o mundo e pude explorar minha capacidade como empreendedor e autodidata, mas, mais do que isso, pude ajudar centenas de crianças a aprender a maravilhosa arte do xadrez, pelo qual me sinto realizado”.  Roberto Calheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário