Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CONHECENDO OS CAMPEÕES PERNAMBUCANOS DE XADREZ DO PASSADO











Você conhece essa fera?    
Lembra o Alekhine da foto abaixo não?

Mas é o José Ribamar Neves, pernambucano de Recife, campeão pernambucano de xadrez absoluto de 1999. Ele é, sem dúvidas, uma das figuras mais representativas do xadrez de Pernambuco, tendo em vista seu carisma e paixão pelo jogo, porém, infelizmente, encontra-se afastado das competições. Para Riba, como é chamado no meio enxadrístico, Bobby Fischer foi o jogador que mais o inspirou a praticar o jogo dos reis. Vale salientar que além do título de campeão pernambucano, também fazem parte do seu curriculum os títulos estaduais de xadrez relâmpago (1997 e 1998) e xadrez postal (por cartas) em 2001 e 2004. Particularmente para mim, é sempre bom encontrá-lo nos torneios e nos encontros semanais na Doçaria dalena, pois o Riba sempre faz seus comentários sobre partidas e personalidades do mundo enxadrístico, bem como não perde a oportunidade de fazer sua perguntinha clássica: “quem foi melhor? Fischer ou Kasparov?” A resposta nem sempre é a que ele queria ouvir, mas, com certeza, o importante para Riba são os comentários e analises que cada um faz para fundamentar a resposta da referida pergunta.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Clube de Xadrez de Pernambuco por resgatar a memória de um grande enxadrista, desportista, professor e homem. Riba é uma figura para se guardar na memória de todos.
    Quele ele seja lembrado por muito tempo.
    Marcelus Almeida

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu conheço essa FERA DO XADREZ e tenho grande prazer de tê-lo como amigo! Realmente é uma pessoa excepcional e digna de muitos elogios como o aqui registrado!

    Parabéns Ribinha você é NÍVEL!

    Beijo com carinho,

    Roberta Flack

    ResponderExcluir