Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

COLUNA - DICAS DO JOVELINO


Dica número 5: Você não deve ser adepto do treinamento confortável.

Bem, se estudar aberturas apenas decorando os lances, sem compreender como afetam a partida como um todo e antes de conhecer os aspectos básicos do xadrez, como tática, finais e estratégia é o melhor que alguém pode fazer para estacionar sua evolução, ser adepto do treinamento confortável fica certamente em segundo lugar no ranking.
       Se você parar para pensar um pouco, vai constatar um fato muito óbvio e simples: o conforto é algo muito bom, mas quando estamos falando das coisas que realmente nos fazem crescer, ele é o grande vilão da história. De maneira nenhuma estou querendo ser polêmico; vou me explicar melhor com alguns exemplos cotidianos.

      Quando queremos entrar na universidade, deixamos o conforto de lado para encarar o vestibular. É muito mais confortável ir à praia nos fins de semana. Economizar uma grana pra comprar um carro também entra na lista das coisas difíceis de fazer. Quer sair com aquela mulher que realmente vale a pena? Não tem jeito. Tem que encarar o frio na barriga, o desconforto, fazer coisas que não estamos acostumados a fazer. Ou seja: se queremos crescer em qualquer área da vida ou conquistar algo importante, temos que sair da nossa zona de conforto.

      Imagine que a sua zona de conforto é tudo aquilo que você está acostumado a fazer. Sair desta zona é extremamente difícil e complicado, como acordar uma hora mais cedo todos os dias, por exemplo. Mas o que acontece quando você insiste e sai dela assim mesmo? As coisas novas, desafiadoras e desconfortáveis passarão, com o tempo, a ser comuns e confortáveis. E o que acontece com a sua zona de conforto? Isso mesmo: ela aumenta! E quanto mais aumenta sua zona de conforto, mais as tarefas que antes eram dificílimas vão se tornando simples e cotidianas!

      O conceito de zona de conforto é muito importante para qualquer área da vida, principalmente na administração, e me deparei com o termo pela primeira vez ao ler "Transformando Suor em Ouro", do Bernardinho. É um ótimo livro também para enxadristas, e vai muito bem recomendado!

     Assim, esse conceito torna-se muito importante para uma evolução consistente no xadrez. Ser adepto do treinamento confortável é muito prejudicial porque você acaba fazendo sempre as mesmas coisas, sempre do mesmo jeito! Não há como esperar um resultado diferente da estagnação. Certa vez, Albert Einstein disse algo que ilustra muito bem o que estou dizendo: “Fazendo a mesma coisa dia após dia, não há de se esperar resultados diferentes”. E ainda: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”!

E o que é confortável no xadrez que deve ser evitado?

       a) Jogar ping sem objetivo. Jogar partidas relâmpago só é um treinamento eficaz quando é usado como treino de concentração, e só se consegue isso jogando contra aquele cara que é mais forte do que você. Ficar horas na internet jogando ping apenas pra passar o tempo no seu site favorito não vai fazer seu xadrez melhorar, não mesmo!

b) Jogar contra oponentes mais fracos ou do mesmo nível. Isso mesmo: se quer realmente evoluir, tem que jogar contra gente mais forte que você! Isso vai lhe render muitas derrotas, mas o aprendizado será valioso. Como disse Capablanca: “Tive muitas vitórias, mas em nenhuma delas aprendi tanto quanto na maioria de minhas derrotas”. Pense nisso.

       c) Estudar suas vitórias. É muito bom passar algum tempo analisando sua vitória com um amigo, mas o que vai fazer você aprender de verdade é a análise minuciosa de suas derrotas. Ame-as! Esquadrinhe-as! Procure entender todos os detalhes; repasse-a várias vezes até entender o que realmente aconteceu. Você vai se surpreender quando descobrir que a maioria delas tem um padrão comum, ou seja, você perde a maioria de suas partidas por causa de uma única deficiência comum. Concentre-se em sanar essa deficiência e melhore seu jogo!

       Bem, essas três coisas são as mais comuns que as pessoas fazem para se manterem em suas zonas de conforto. Mas zona de conforto, creio que você já percebeu, é um conceito bem individual. Portanto, observe criteriosamente suas atividades diárias e procure sair da sua, pois o autoconhecimento é uma das bases para o sucesso.

Termino essa dica com uma frase do Dadai Lama, para meditação. Creio que combina com o tema.

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário