Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de julho de 2011

CONHECENDO OS CAMPEÕES PERNAMBUCANOS DE XADREZ


Olá pessoal!
A partir de hoje postarei semanalmente informações sobre os campeões pernambucanos de xadrez.

 
            O primeiro que inaugura essa seção é o MF Marcos Antônio H. Asfora que começou a jogar xadrez aos 11 anos, influenciado por seu tio Eduardo Asfora, tricampeão estadual. Desde logo tomou gosto pelo esporte e não parou mais. De 1970 até hoje, foi nove vezes campeão pernambucano, (um recorde). Em 1986, Marcos Asfora foi o primeiro enxadrista do Nordeste a receber o título vitalício e internacional de Mestre FIDE. Recebeu o título em Fortaleza das mãos do GM Jaime Sunye Neto, o então presidente da Confederação Brasileira de Xadrez.
Os grandes mestres que mais o influenciaram em sua carreira foram Capablanca, Tal e Robert Fischer. Segundo Asfora, "nenhum outro jogador da história foi maior do que Fischer". Na literatura enxadrística, se declara um grande admirador dos tratados de Roberto Grau, um célebre enxadrista e didata argentino. Certo dia o Asfora proferiu as seguintes palavras: “Enfrento todos os jogadores da mesma forma, não importa a idade ou os títulos. O que prevalece é a seriedade”.
            Seguem a baixo duas partidas que comprovam as palavras ditas por esse que é um dos maiores ícones do xadrez pernambucano, na primeira ele vence um dos jogadores mais fortes do Nordeste, o jovem Maximo Iack, atual campeão potiguar e na segunda partida, o ilustre mestre pernambucano vence um dos mais experientes jogadores de xadrez do Brasil, o MF Lincoln Lucena. 

Partida Asfora vs Iack, II Campeonato Paraibano Aberto Absoluto 2010 (João Pessoa/PB)
clik aqui: http://ratings.fide.com/pgn_chess_game.phtml?code1=2100282&code2=2109972&code3=4.1&code4=49960&pgn_game="Asfora__Marco_Antonio_H__VS_Macedo__Maximo_Iack"

Partida Asfora vs Lincoln Lucena, Torneio Memorial Capablanca, Fortaleza/CE em 2009
clik aqui: http://ratings.fide.com/pgn_chess_game.phtml?code1=2100282&code2=2100410&code3=7&code4=47999&pgn_game="Asfora__Marco_Antonio_H__VS_Lucena__Lincoln"

Até a próxima semana pessoal!

5 comentários:

  1. Excelente iniciativa de Jovelino,postando informaçoes sobre os nossos campeoes,pena que a partida contra Iack nao va até o fim,pois até onde foi a partida parece igual.Parabens para o Jovem!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito irmao e o www.xadrezafogados.blogspot.com
    apoia a sua ideia...olha e avisa com uma boa antecedencia o Circuito para eu postar no nosso blog, pois ja´ postei o atual e queremos divulgar ainda mais o seu trabalho enxadristico...uma abraço irmao.

    Atencisamanete
    Carlos Kalloka

    ResponderExcluir
  3. VOCE ME DEVE AQUELE EMPATE NO RIO GRANDE DO NORTE, NO MAGISTRAL.BRICADEIRA MESTRE JÁ ADCIONEI SEU BLOG NO XADREZ PETROLINA,VC VAI AO JUAZEIRO DO NORTE? DE 21 A 24 DE JULHO TUDO GRATIS.

    ResponderExcluir
  4. MESTRE O FABIO PIRES DE PETROLINA É O ATUAL CAMPEÃO PERNAMBUCANO ABSOLUTO DE 2010 PELA FPEX,TÍTULO CONQUISTADO EM PETROLINA.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal! eu só tenho a agradecer pelo apoio que estou recebendo de vocês, pois isso é muito importante para que o trabalho continue!
    Obrigado a todos!!!

    ResponderExcluir