Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2011

COLUNA - DICAS DO JOVELINO


Dica número 4: Treinar com uma meta definida.

 Olá pessoal!

            Já sabemos que jogar sem anotar é muito prejudicial à nossa evolução enxadrística.

Agora vou falar um pouco acerca de um assunto que pouca gente se atém: não possuir uma meta enxadrística bem definida.

Responda algumas perguntas sinceras: Aonde você quer chegar? Quantos pontos de rating você pretende ter? Qual o máximo que você espera atingir como enxadrista? Você quer se tornar um mestre do jogo ou quer apenas ganhar dos seus amigos?

É impressionante como quase ninguém responde a nenhuma dessas perguntas. As pessoas simplesmente não se planejam! Qualquer estudante de administração sabe que nada pode ser alcançado sem um bom planejamento, porém a maioria das pessoas não tem esse conhecimento. O planejamento é a base de todo processo administrativo. Sem ele, é impossível saber se as coisas estão caminhando para o rumo certo. É lógico que o planejamento não vai definir aonde você vai chegar, mas será um ponto de partida para que você possa organizar os recursos necessários para conseguir o que você quer e será um mapa orientador para que você possa dirigir as ações necessárias para atingir sua meta, sem se descuidar de controlar todo o processo.

Mas, por que ter uma meta é tão importante?
Se eu te dissesse que vou viajar, qual seria sua primeira pergunta? Exatamente: para onde? Percebeu como uma meta é o primeiro passo para que você consiga o que quer? Como começar uma viagem se não se sabe para onde ir? É o mesmo que caminhar no escuro!

Quero estudar xadrez corretamente: o que fazer?
a) Crie uma meta clara. Não vale dizer “eu quero me tornar um jogador forte”, pois isso seria subjetivo demais. A melhor maneira de criar uma meta clara é utilizar o rating como referencial. Mas pode ser qualquer coisa bem definida, como por exemplo  “quero me tornar Mestre Internacional” ou “quero ser um Mestre FIDE”.

b) Quando for criar sua meta, lembre de atirar nas estrelas! O desafio, mesmo que não seja alcançado, vai lhe render excelentes resultados. Um grande jogador brasileiro – o Gilberto Milos, eu acho – tinha a meta de estar entre os 10 melhores do planeta. Não conseguiu o feito, mas se tornou um GM bastante respeitado em todo o mundo.

c) Depois que a sua meta for criada, escreva ela num papel e assine. De preferência guarde em um local visível. Emoldure-a! Isso vai servir pra te lembrar onde você quer chegar e te dar a motivação necessária. Além disso, escrever e assinar vai te dar uma sensação maior de responsabilidade e compromisso.

d) Sempre valorize suas pequenas conquistas. Não é porque você tem uma meta grande que vai deixar de dar valor às pequenas coisas. Quando ganhar de um jogador mais forte que você, guarde a partida como um troféu! Vibre muito! É sério! Comemore as pequenas conquistas e a sua motivação vai aumentar consideravelmente!

e) Crie metas menores que te levem em direção à sua grande meta. Por exemplo, se você tem 1500 de rating no seu clube e quer ser um Mestre Internacional, tenha como meta um rating de 1600. Depois almeje conseguir um rating FIDE. Quando conseguir 2000 de FIDE, planeje os 2200. E parta com tudo para conseguir o título de MF. E não esqueça de dar uma festa quando conseguir sua primeira norma de MI. O segredo está na perseverança!

f)  Conte a sua meta para um amigo e mostre a moldura que você fez! Se ele rir de você, isso significa que sua meta é boa e que você está no caminho certo.
Bem gente, vou me despedindo por hoje. Ainda tenho que fazer os exercícios do meu treinamento! Mas eu estou bem não estou? Essa já é a quarta dica. Mais três e eu termino. Até amanhã!

Não deixe de comentar e de dar a sua opinião. Ela é muito importante para que eu e os outros leitores possamos aprender também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário