Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

COLUNA - DICAS DO JOVELINO

Minha foto
Dica número 7: A sobrecarga no treinamento.

      Em qualquer esporte é necessário variações e sobrecargas para que você progrida. O princípio da sobrecarga é um dos mais antigos na Educação Física e pode ser aplicado ao xadrez! Uma velha lenda conta que um jovem gladiador queria se impor sobre os demais lutadores no Coliseum. Então foi instruído a carregar todos os dias sobre os ombros, por cerca de 100 metros, um bezerro. Acontece que, com o passar dos meses e anos, o bezerro foi se transformando num novilho até chegar a um pesado touro. E o gladiador continuava a carregá-lo! Ou seja, seus músculos foram se adaptando a nova sobrecarga e ficando cada vez mais fortes.
      No xadrez não basta estudar sempre a mesma coisa, deve-se sempre aumentar a carga, que poderia ser representada aqui por novos desafios, problemas mais complexos, exercícios cada vez mais difíceis. Eu mesmo quando comecei a enfrentar os programas Fritz e Chessmaster o fiz pelo nível mais baixo (rating 1.580 e 1.200 respectivamente), atualmente enfrento o Shredder com rating em 2.300 e o Chessmaster10 com 2.600.
      Existem muitos programas de treinamento baseados em níveis de dificuldades. Só para citar alguns de táticas, temos o Chessimo (o antigo Personal Chess Trainer do GM Milos), e o Tactics For Beginners e CT-Art da Convekta. O ideal é que dá para começar dos mais fáceis e ir gradualmente subindo de nível até os mais difíceis (esta é uma importante recomendação do GM Rafael [Leitão]). Os livros devem ser utilizados sob a mesma ótica. Não adianta nada eu passar para um aluno de rating 1.200 um livro de Estratégia Superior do Dvoretsky!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário