Dica número 9: A progressão no treinamento
Assim que o cérebro se adapta a uma nova onda de treinamento, é necessário uma nova sobrecarga para você continuar se desenvolvendo. Aqui é necessário aumentar também o tempo dedicado a cada parte do treino; especialmente onde você tenha mais necessidade (tática, finais, aberturas!?).
De uma maneira geral recomendo que o mesmo tempo dedicado ao Estudo seja também dedicado à Prática! Ou seja, se estuda duas horas por dia, deveria jogar também duas horas!
Uma dica importante, mesmo que você tenha horas e mais horas de tempo livre para dedicar exclusivamente ao estudo e prática do xadrez, aconselho aos iniciantes não “ir com muita sede ao pote”! No primeiro mês faça apenas uma hora de treino diário. No segundo mês amplie para duas horas (sempre respeitando a pausa de 15 minutos)... Muitos GMs treinam até 8 horas diárias! Porém o excelente treinador russo Shereshevsky afirma que metade deste tempo já é o suficiente (nada de “overtraining”). O Rafael também afirma que não é necessário tantas e tantas horas diárias... é melhor treinar TODOS os dias por algum tempo (por exemplo 1 hora) do que ficar 6 dias sem fazer nada e depois querer ficar 24 horas do domingo treinando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário