Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CONHECENDO OS CAMPEÕES PERNAMBUCANOS DE XADREZ









Na postagem de hoje, vamos conhecer um dos melhores jogadores do xadrez pernambucano! Estou falando de Marcelo Wanderley Bouwman, campeão pernambucano de xadrez nos anos de 1991, 1994, 1997, 2000, 2001 e 2005. Bouwman - como conhecido - iniciou suas atividades no xadrez ao 7 anos de idade, por iniciativa de seu pai. Para ele, dois fatos foram importantes na sua vida de iniciante: a leitura do livro "Bobby Fischer ensina xadrez" e a chegada ao Clube de Xadrez do Recife (aos 14 anos), quando conheceu pela primeira vez um relógio de xadrez.
Diferente do que acontece com a maioria dos iniciantes que, no início de suas carreiras buscam inspiração nos melhores jogadores de sua época, com Bouwma, a inspiração no xadrez veio através dos livros, os quais ele citou o inesquecível livro de Leonard Barden "Como jogar bem xadrez" com prefácio de Korchnoi, escrito em português e depois vieram os de Nimzowitch e os de Grau.
Em conversa por e-mail, perguntei ao Marcelo de qual momento do xadrez pernambucano ele tinha mais saudades, e ele me falou das reuniões que aconteciam na casa de Icleiber Calife, onde os amigos se reuniam para jogar conversa fora e jogar um xadrez despretensioso!
Na mesma oportunidade, lhe perguntei acerca de suas perspectivas no xadrez atualmente, e ele disse: Atualmente, as prioridades mudaram muito na minha vida. Como a família e a psicanálise exigem uma dedicação plena, o que faço com muito gosto, o xadrez ganhou novos objetivos e projetos: o de ser um ponto de encontro com os amigos, o de ser um objeto de estudo que me dá muito prazer, o de ser um instrumento privilegiado de educação. Enfim, o xadrez continua uma de minhas prioridades, mas sem tantas ambições desportivas. A ciência e a arte enxadrísticas me bastam, continuam a provocar o meu espírito com a sua lógica e a sua singular beleza!

O Blogdojovelino agradece a esse notável jogador e ser humano que é o Marcelo Wanderley Bouwman pela sua importante contribuição nesta matéria.




Um comentário:

  1. Bouwman e Asfora, na minha opinião, foram os maiores jogadores de PE. Pelo menos dos que vi jogar. E você, Jovelino, a Ruy Lopez ta pronta pra qualquer hora te pegar, viu??hehehe

    ResponderExcluir