Na postagem de hoje, vamos conhecer um dos melhores jogadores do xadrez pernambucano! Estou falando de Marcelo Wanderley Bouwman, campeão pernambucano de xadrez nos anos de 1991, 1994, 1997, 2000, 2001 e 2005. Bouwman - como conhecido - iniciou suas atividades no xadrez ao 7 anos de idade, por iniciativa de seu pai. Para ele, dois fatos foram importantes na sua vida de iniciante: a leitura do livro "Bobby Fischer ensina xadrez" e a chegada ao Clube de Xadrez do Recife (aos 14 anos), quando conheceu pela primeira vez um relógio de xadrez.
Diferente do que acontece com a maioria dos iniciantes que, no início de suas carreiras buscam inspiração nos melhores jogadores de sua época, com Bouwma, a inspiração no xadrez veio através dos livros, os quais ele citou o inesquecível livro de Leonard Barden "Como jogar bem xadrez" com prefácio de Korchnoi, escrito em português e depois vieram os de Nimzowitch e os de Grau.
Em conversa por e-mail, perguntei ao Marcelo de qual momento do xadrez pernambucano ele tinha mais saudades, e ele me falou das reuniões que aconteciam na casa de Icleiber Calife, onde os amigos se reuniam para jogar conversa fora e jogar um xadrez despretensioso!
Na mesma oportunidade, lhe perguntei acerca de suas perspectivas no xadrez atualmente, e ele disse: Atualmente, as prioridades mudaram muito na minha vida. Como a família e a psicanálise exigem uma dedicação plena, o que faço com muito gosto, o xadrez ganhou novos objetivos e projetos: o de ser um ponto de encontro com os amigos, o de ser um objeto de estudo que me dá muito prazer, o de ser um instrumento privilegiado de educação. Enfim, o xadrez continua uma de minhas prioridades, mas sem tantas ambições desportivas. A ciência e a arte enxadrísticas me bastam, continuam a provocar o meu espírito com a sua lógica e a sua singular beleza!
O Blogdojovelino agradece a esse notável jogador e ser humano que é o Marcelo Wanderley Bouwman pela sua importante contribuição nesta matéria.
Bouwman e Asfora, na minha opinião, foram os maiores jogadores de PE. Pelo menos dos que vi jogar. E você, Jovelino, a Ruy Lopez ta pronta pra qualquer hora te pegar, viu??hehehe
ResponderExcluir