Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COLUNA: DICAS DO JOVELINO

Minha foto
Dica número 11:  Especificidade

     Você só vai melhorar o seu jogo se jogar! Não adianta nada estudar teoria meses e meses e não jogar! Kasparov afirma que Andersen, considerado o melhor jogador do seu tempo (e grande estudioso), tinha jogado só DUAS partidas sérias em 7 anos (!) antes de enfrentar Paul Morphy... o resultado todos sabemos: um massacre do Morphy. É imprescindível você colocar em prática, o que vem estudando. Só assim você adquirirá um “feedback” para fazer pequenas correções, se houver necessidade, no seu plano de treinamento enxadrístico.
     Procure jogar contra humanos, sejam aqueles amigos do bairro e/ou adversários desconhecidos em torneios. Lembra que temos que variar constantemente? Não vale jogar sempre com o mesmo adversário. Jogue também pela Internet... procure jogar os mais diversos ritmos, mas em especial àquele que você provavelmente mais jogará em torneios. Para partidas rápidas, há muitos servidores gratuitos, basta procurar. Não aconselho jogar só contra programa de computador, mas se não tiver outra opção ao alcance procure jogar contra os mais diversos engines (Fritz; Rybka; Hiarcs; Shredder etc) e se tiver apenas o Chessmaster procure jogar com as mais diversas Personalidades inclusas no programa (tem umas que prefere os jogos abertos, gambitos, outras preferem defesas cerradas, etc). O importante é que JOGUE!!
     Um último conselho: JOGUE XADREZ POSTAL! Tem muitos sites que oferecem esta modalidade de jogo, que considero muito importante para o desenvolvimento teórico, principalmente em aberturas. Outra vantagem do xadrez postal é o tempo: geralmente o limite é bem alto, comparado com torneios “cara-a-cara”... use este tempo maior para uma análise maior das posições críticas... você ficará surpreso com a quantidade de nuances táticas que irá perceber em suas partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário